Início arrow Blog do Thelmo arrow “O povo unido não precisa de partido!”

“O povo unido não precisa de partido!” PDF Imprimir E-mail

 


Aos berros essa foi a palavra de ordem que ecoou como uma bomba na noite do dia 17/06/2013 durante o MPL(Movimento Passe Livre). A negação pela partidarização dentro de um movimento popular organizado em redes sociais demonstra o fracasso não só das instituições políticas, como também do modelo democrático representativo. Por que é tão difícil entender que o povo não precisa de partidos, de lideres, representantes e mesmo assim ser politizado? 

Todos se perguntam e agora? Sem partidos, sem lideres, sem grandes ideologias, após a conquista da redução tarifária, qual será o destino dessa massa revoltosa?

Isso não importa. O que realmente merece nossa atenção é a criação desse olhar crítico para os anos que vivemos em uma estrutura decadente e fracassada, acreditando em um modelo democrático que não comporta, nem se propõe comportar, as diversas reivindicações populares. O que desse movimento é importante são as criações desse corpo que produz a cultura do protesto, que reflete sem intermediações sua condição pública.

Assim sendo, daqui a 20 anos, após passarmos pelo bônus demográfico, quando a crise baterá em nossa porta aos solavancos, o povo estará treinado, crítico, interessado. As portas do comércio serão fechadas pois o patrão irá para as ruas com os empregados. Estamos começando a engatinhar na construção de um país que no futuro, lá longe, saberá o quão importante é ter um cidadão político.

 


Adicionar como favorito (532) | Publique este artigo no seu site | Visto: 2418

Seja o primeiro a conmentar este artigo.
Comentários em RSS

Escrever comentário
  • Por favor, o assunto do seu comentário precisa ser relevante ao assunto do artigo.
  • Ataques pessoais serão deletados.
  • Por favor, não use os comentário para fazer propaganda de seu site ou será deletado.
Nome:
E-mail
Título:
Comentário:

Código:* Code

Powered by AkoComment Tweaked Special Edition v.1.4.6
AkoComment © Copyright 2004 by Arthur Konze - www.mamboportal.com
All right reserved

Última Atualização ( 21 de novembro de 2014 )
< Anterior   Próximo >